Caetano Veloso, em 15 de Setembro de 1968.
1968, há mais de 50 anos, e andam por aí uns manés que não aprenderam nada, nada, nada, que, do alto da sua ignorância, acham que são a vanguarda da história, convencidos de que estão a fazer o que nunca foi feito antes: "matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem".
Eu acho que há aqui uma grande confusão.
ResponderEliminarÉ tão válido erguer uma estátua a uma pessoa como derrubar uma estátua a uma pessoa.
Erguer uma estátua a uma pessoa é homenageá-la. Derrubá-la, significa simplesmente que não se homenageia a pessoa. Não homenagear alguém não é o mesmo que matar essa pessoa.
Em todo o Leste da Europa, derrubaram-se estátuas a Lenine, a Estaline, e aos soldados soviéticos que combateram a Alemanha nazi. Isso quer dizer simplesmente que se rejeita homenagear essas pessoas. E nada tem de mal, em geral, recusar-se homenagear alguém.
Eu também acho que há uma grande confusão quando se compara o derrube de uma estátua de Cristóvão Colombo com o derrube de uma estátua de Estaline
ResponderEliminarEntão diga isso direta e frontalmente, Henrique. Em vez de andar com rodeios e citações de Caetano Veloso, diga: eu acho que não se deve homenagear Estaline, mas que se deve homenagear Colombo; eu acho que as estátuas a Colombo devem ser deixadas de pé, mas que as estátuas a Estaline devem ser derrubadas.
ResponderEliminarSe não o incomodar muito, eu preferia continuar a dizer o que eu penso, da forma que eu entender, não tenho qualquer interesse em dizer o que acha que eu devia dizer ou o que acha que eu penso.
ResponderEliminar
ResponderEliminarMais um pateta que tirou a instrução primária: sabe escrever.
Abraço, Henrique Pereira dos Santos
Não, definitivamente a legitimidade não é mesma, se a homenagem é tendencialmente consensual numa cultura, e se quem ostraciza constitui uma minoria que só se representa a si própria. A recusa de símbolos da história de um povo só pode caber a esse povo. E nunca a alguns que se arrogam representantes de uma qualquer superioridade ética.
ResponderEliminarEstamos assim por causa de imbecis assim (como V.).
ResponderEliminarMas qual das palavras do HPS é que não percebeu?
ResponderEliminarPrecisa de um desenho?
Que mente capto!
Um cordão sanitário JÁ à volta desta gentalha.
ResponderEliminar
ResponderEliminarVale a pena ler isto, de uma tal Alexandra Correia. Parece que é uma "ativista visual"...
visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-06-12-nao-podemos-afirmar-que-os-europeus-descobriram-o-resto-do-mundo-dize-lo-significa-aceitar-que-a
Estamos feitos! É de estarrecer.
Não homenagear nunca será o mesmo que deitar abaixo a homenagem. Mas o que eu queria é que essa decisão fosse tomada por quem votou Salazar o maior politico do século 20, e não pelo grupo de Ocupas de Arroios.
ResponderEliminar