terça-feira, 29 de setembro de 2026

Nunca usar

Nunca usar «icónico» e «emblemático». Deixem as coisas em paz, chamem-lhes só o que são. Um repórter dizia, de Lourdes, aquando da visita do Papa, que a gruta das aparições é o local mais «icónico». A gruta das aparições não é «icónica», é a gruta das aparições.

Nunca usar «constrangimento». «Constrangimento» é o tigelão abstracto em que foram metidos incompetência, pobreza, falta de meios, engarrafamentos, falta de pessoal, má gestão, desordem, greves, acidentes de viação, descarrilamentos, intempéries, motins, bloqueios, ignorância, má-fé e o mais que preguiça e iliteracia ditem. Identificar o obstáculo ou dificuldade em concreto não é mais trabalhoso; é só mais inteligente, mais esclarecedor e melhor português.

Nunca usar «acabar por…». De um vendaval, em todos os noticiários falados passou a acontecer que nada acontece; em vez disso, tudo acaba por acontecer. O senhor Anacleto comeu demais e acabou por sentir-se mal; acabou por chamar o 112 e acabou por ser levado ao hospital; acabou por ser internado; mas o seu estado acabou por agravar-se e acabou por morrer. Vemos esta fórmula aplicada a tudo, casos e acontecimentos políticos, situações da economia, das empresas e do trabalho, efemérides vulgares. No entanto, e ao contrário da ilusão geral, a intencional complicação da língua portuguesa não é sinal de mais cultura, é de menos.

Nunca usar «corporativo» ou «corporações» para falar do mundo empresarial ou dos grupos empresariais. As traduções literais têm essa arte de gritar «Ignorância!» Sobretudo quando, como no caso, não conhecem a história política e social do país [Estado Novo, Corporativismo, Integralismo Lusitano, Sistema Corporativo, Direito Corporativo, Grémios, Sindicatos…]. O «mundo corporativo» de que falam uns empresários e economistas só existe na sua ignorância; o brilho com que creem falar de «corporações» só pode resultar de não saberem nem história, nem inglês, nem português.

Nunca usar «meios». Não existem «meios aéreos»; um meio só existe com um fim. Existem aeronaves, expressão que inclui aviões e helicópteros, os quais podem combater fogos ou não; existem bombeiros – é possível, chamar-lhes «meios humanos» de combate ao fogo, se a intenção for ofender ou complicar. Os bombeiros podem ir montados em jipes ou camionetas ou autotanques, sem necessidade de se lhes chamar «meios mecânicos», o que logo suscitaria a pergunta «para quê?».

Nunca usar «resiliente». É a ignorância, mais uma vez que, descobrindo uma nova palavra ou expressão (existentes, mas que a ignorância ignorava – como por exemplo «icónico», «emblemático», «constrangimento», «corporativo», etc.) suscita uma vontade irreprimível de a utilizar. Resiliência é, na física, a propriedade de um material que sofre deformação sob impacto ou tensão e consegue voltar à sua forma inicial sem quebrar; há também a legítima metáfora psicológica. Mas, visto que campeia o exagero, convém abstermo-nos, não vá alguém dizer que o homem que perdeu um braço e as duas pernas num acidente é muito resiliente. Temos pena, mas não consegue ser.

4 comentários:

  1. Neste maravilhoso mundo pós-Woke, o policiamento da língua tornou-se moda. Diria mesmo emblemático dos tempos que correm. Mas, infelizmente, polui o meio ambiente e acaba por exprimir, tão só, o espírito de desenrascanço, vulgo resiliência, de quem obedece ao ideário de projectos corporativos, com fitas ou sem elas. Constrangedor.

    ResponderEliminar

  2. Bem dito e bem "dizido", aliás, bem escrito e bem "escrevido".

    ResponderEliminar
  3. texto assertivo, demonstrativo da resiliência do autor no contexto da desconstrução cultural.

    ResponderEliminar

Danos colaterais

 Várias pessoas sugerem, e às vezes sugerem-me, que vá ver o filme NAZA, não porque achem um bom filme, mas porque entendem que ver o filme ...