quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Escrutinando

Manuel Carmo Gomes "avisa que “se não mantivermos medidas que forçam estas taxas a descer, pode acontecer o que aconteceu na Holanda que chegou a atingir 10 mil casos por dia, depois tomou medidas, baixou. Depois aliviou e voltou a subir”. E o mesmo com a República Checa que “teve uma segunda onda violentíssima, confinou e depois desconfinou e já estão nos 5 mil casos diários”".


Hoje na reunião do Infarmed.


Países Baixos


PB.jpg


República Checa


cz.jpg


Não se trata de querer ser chato, trata-se apenas de verificar os dados.


E os dados que eu conheço (são os que estão aí em cima) não batem certo com o que diz Manuel Carmo Gomes: ou trabalha com outros dados que são melhores que estes, ou simplesmente não se pode confiar excessivamente no que diz.

2 comentários:


  1. a República Checa que “confinou e depois desconfinou e já estão nos 5 mil casos diários”


    É verdade que a Chéquia está nos 5 mil casos diários. No dia de hoje. Manuel Carmo Gomes está a utilizar os dados do dia, em vez de utilizar a média de 7 dias como o Henrique (corretamente) faz. Pura e simplesmente, esta malta usa em cada dia sempre o pior número que tem. É como nas televisões, quando o número de mortos é baixo usam o número de novas infeções que é alto, quando o número de novas infeções é baixo usam o número de pessoas nos cuidados intensivos que é alto, e quando o número de pessoas nos cuidados intensivos não sobe usam o número de mortes que é alto.



    https://www.google.pt/search?sxsrf=ALeKk03R4bUtlCq84MwK4dK6WkYg1j9NEA%3A1606996808308&source=hp&ei=SNPIX_HWEMuIlwTe_bawAg&q=covid-19+numbers&oq=covi&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQARgAMgQIIxAnMgQIIxAnMgQIIxAnMggIABDJAxCRAjIECAAQQzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAOgcIIxDqAhAnOgUIABCRAjoICC4QxwEQowJQriBY-yVg1jdoAnAAeACAAbwBiAG1BJIBAzEuM5gBAKABAaoBB2d3cy13aXqwAQo&sclient=psy-ab

    ResponderEliminar
  2. os funcionários públicos que por desporto se juntam às vezes no inframed  do Porto
    são os que puseram o país neste estado

    ResponderEliminar

A população e o fundo soberano

 Dando uma vista de olhos pelo que se vai publicando dos meios mais formais aos mais informais, dois assuntos vão aparecendo nestes dias: o ...