"Com 2 filhas a estudar na Dinamarca, onde as reuniões de preparação do ano lectivo começaram no princípio de Junho, as aulas começaram em meados de Agosto e ninguém usa máscara nunca (sem que os casos tenham aumentado desde o início das aulas...) e um filho em Portugal, com exatamente menos 3 meses de aulas do que um miúdo da mesma idade na DK, não tenho dúvida que a arbitrariedade é total.
Na DK discute-se hoje que foi um erro fechar as escolas durante cerca de 1 mês (abriram a 15 Abril)... em PT muitos defendem que não devem abrir em Setembro..."
Pedro Oliveira não é caso único, tenho visto vários comentários deste tipo de pessoas que estão noutros países e olham, perplexamente, para a discussão sobre a abertura das escolas com ensino presencial em Portugal.
Não é uma especificidade portuguesa, a discussão nos Estados Unidos, sobre o mesmo assunto, ainda é mais polarizada e irracional. É um azar que o presidente hoje seja Trump e não Obama, que em relação a este assunto estaria, forçosamente, a defender o ensino presencial com os jornais todos a bater palmas.
Que os técnicos que vivem enfiados em epidemia há meses, sempre a magicar mais e mais medidas centralistas para esmagar a actividade viral, sempre partindo do princípio de que o Estado e a repressão são as únicas esperanças para nos livrarmos disto, digam parvoíces sobre a abertura do ensino presencial, desvalorizando a abundante experiência dos países em que os governos confiam nos seus cidadãos, e hipervalorizando mitos como o de que o aumento de testes positivos em Israel se deveu à abertura de escolas, é lá com eles e com quem lhes dá mais poder do que deveriam ter.
Mas que os jornalistas se demitam do seu dever de escrutínio dos poderes, todos os poderes, para se colocarem militantemente ao lado do poder, contra as pessoas - a ridícula cena de ter jornais a fazer o papel de bufos de igrejas que teriam mais de dez pessoas na missa repetiu-se agora com a insistência em querer saber se o PC cumpria integralmente as regras absurdas que foram estabelecidas para a festa do Avante! - quando aplicada à abertura das escolas, deixa de ser uma simples parvoíce para passar a ser pornografia informativa.
Senhores jornais, senhores jornalistas: se quiserdes, ficai nos vossos bunkers a falar a partir do ponto de vista de uma classe média aterrorizada, mas em perdendo a oportunidade de ir falar com as senhoras que vos limpam a casa e o escritório, as irmãs e irmãos delas, os filhos e sobrinhos delas, para perceberem bem o mal que lhes estão a fazer com a campanha de terror que insistem em promover, estão a perder a oportunidade de demonstrar a utilidade social do jornalismo.
Não foram os jornalistas instalados no Estado Maior a repetir a propaganda dos estados que tornaram a profissão respeitável, foram sempre os que escolheram ser correspondentes de guerra o mais próximo possível das trincheiras ou ouviram as vítimas da guerra ou, ao menos, os que quiserem saber as razões dos que protestavam contra a guerra do Vietname.
Compreendo que se sentem bons cidadãos repetindo o que estão a repetir sobre os riscos da abertura das escolas, mas para quem está deste lado, fora dessa bolha em que estão todos metidos a falar uns com os outros, a ideia é mesmo a de que vivem num mundo paralelo sem qualquer ligação com a realidade.
E isso é fatal para o jornalismo, o que é mau, mas muito pior é o que significa para as milhares de famílias pobres que estão a ser prejudicadas pelo que escrevem bovinamente sobre a abertura de escolas.
P.S. A loucura não é apenas dos jornalistas, veja-se este comentário hilariante, também de uma escola: "acabei de ser repreendido porque alguém ... colocou uma foto no FB de um participante num evento que estava sem mascara... (o q alias aconteceu pq estava a beber agua)..."
ResponderEliminarÉ... Uma coisa MUITO ÚTIL se retira da OPERAÇÃO CUVID:
Permitiu aferir que há de facto muitos milhares de milhões de ignorantes neste Planeta! Espero que pelo menos a próxima OPERAÇÃO (THE GREAT RESET) limpe grande parte deles...
Claramente o nível de Ignorância dos Nórdicos é ligeiramente inferior ao da restante MANADA umana. Desde a Suécia até, pelos vistos, à Dinamarca, apesar de terem inicialmente reagido, feitos idiotas, às ORDENS dos Bilionários via OMS, pelos vistos rapidamente foram CAPAZES de PENSAR CRITICAMENTE e evitaram maiores males.
Por cá... A comparação com a manada incrivelmente ignorante amerdicana é PERFEITA. Estamos de facto ao mesmo nível de boçalidade!
Não se esqueçam de continuar a VOTAR NESTA ESCUMALHA E A QUEIXAREM-SE EM BLOGS!
https://i.postimg.cc/KjCFcPz2/Portroikal-Presidente-1-Ministro-MANADA-Tuga.jpg