sábado, 30 de janeiro de 2021

Prova dos nove

grafmort.jpg


Já descrevi este gráfico num post anterior (entretanto fiz uma correcção de datas, nada de relevante para o quadro geral que o gráfico retrata). Sobre esta actualização é relevante dizer o seguinte: são seis da manhã, portanto os dados de 29 de Janeiro (ontem) são indicativos. O valor da mortalidade total vai sendo alterado ao longo do dia, em consequência dos atrasos de registo, mas é ainda assim um valor expressivamente mais baixo que o de ontem a esta hora, que já era expressivamente mais baixo que o de anteontem à mesma hora. O valor da mortalidade covid a 29 de Janeiro é neste momento desconhecido e é um valor arbitrário atribuído por mim, apenas para poder completar o gráfico que ilustra o que quero dizer.


Algures lá atrás, do alto da minha ignorância, admiti que a mortalidade global ia descer pouco depois do dia 13 de Janeiro e, com isso, iria descer a mortalidade covid, sem respeitar o desfasamento temporal que se admite que exista entre o número de casos e a mortalidade, que anda pelos quinze dias, três semanas.


Nada disso se verificou, nem a mortalidade global desceu expressivamente (foi subindo até ao dia 26, embora progressivamente mais devagar), nem a mortalidade covid desceu, não acompanhando sequer a desacelaração progressiva da mortalidade, portanto concluí que a minha hipótese não era válida, pelo menos no tempo e forma como a descrevi.


É tempo de a retomar: a mortalidade total parece estar a descer rapidamente (insisto, não tão rapidamente como parece no gráfico porque quanto mais recentes, maiores são as correcções que os números ainda vão sofrer) e a mortalidade covid deu ontem um sinal de que a hipótese que estava na minha cabeça - parte da mortalidade covid registada não resulta da maior incidência da doença e não decorre da doença, mas corresponde à morte de pessoas com testes positivos covid, independentemente da relação entre essa morte e a presença da infecção - talvez seja válida.


Como todos sabemos, uma prova dos nove não substitui uma prova real e o que estou aqui a fazer é apenas uma prova dos nove.


Se a mortalidade covid baixar hoje de novo, nada fica demonstrado, mas ficam mais fortes os indícios de que ignorar a anomalia meteorológica extraordinária que ocorreu entre 24 de Dezembro e 19 de Janeiro (considerando que entre 13 e 19 de Janeiro a anomalia é menos clara e generalizada) na interpretação quer da mortalidade global, quer da evolução da covid, é um erro.


E que, já agora, esse erro tem um peso terrível na definição de políticas com efeitos sociais reconhecidamente negativos, incluindo a asneira de fechar escolas e suspender o ensino presencial.


Adenda: a mortalidade covid não baixou, bem pelo contrário, teve um aumento acentuado, embora para um valor menor que o dos dias anteriores (com excepção de ontem). Para já não se confirma a hipótese que tinha na cabeça, vamos esperar pelos próximos dias

8 comentários:

  1. é mostrar este gráfico aos alemães para ver se eles nos deixam entrar para ir comer salsichas e beber cerveja agora que já passou a vaga de frio!

    ResponderEliminar

  2. Divirtam-se a LER esta notícia da RTP e as voltas que dão (guião devidamente redigido pela ORDEM DOS MÉRDICOS) relativamente ao FACTO de que se infectam articialmente uma pessoa via VACINA e a seguir fazem PCR's o resultado expectável só pode ser uma amplificação "positiva"





    fonte:
    https://www.rtp.pt/noticias/pais/covid-19-cinquenta-e-sete-idosos-vacinados-na-semana-passada-testaram-positivo_v1293735


    Em breve TODOS os velhos e velhas terão um PCR "positivo", muitos deles sofreram do efeito adverso "morte súbita" mas tudo está BEM, porque estamos apenas a seguir as RECOMENDAÇÕES DOS BILIONÁRIOS emitidas via OMS.
    E enquanto o Banco Comunista Europeu (BCE) continuar a imprimir papel-moeda para financiar os confinamentos TUDO ESTÁ BEM... mas para muitos,



    Vai Ficar Tudo S€M!

    ResponderEliminar

  3. Continuamos sem que alguém esclareça cabalmente o que significam "casos", na forma e na substância.
    Se são testes positivos, então que dizer daqueles que fazem multiplos testes positivos ? Ou em dias seguidos ? Como se processa a contagem ? É um acto de fé acreditar que alguém exerce correcção nestes números por rastreamento e consolidação ?
    Eu cá por mim, vou pelo mote popular "Fiado ? em Deus acreditamos todos os outros pagam"

    ResponderEliminar

  4. Estás a pedir explicações demais...



    Um "caso" é um PCR com amplificação de pedaços de RNA!


    Falas em "testes", PCR não é um teste. É uma mera técnica laboratorial de reprodução de pedaços de DNA. Basicamente é uma fotocopiadora de pequenas sequências de DNA.


    A parte mais divertida da FRAUDE é que se fores fazer um "teste" e tenhas um resultado "positivo", eu consigo oferecer-te um resultado "negativo" para a mesma amostra de ranho que forneceste.

    ResponderEliminar
  5. A culpa foi do comportamento lascivo da populaça no Natal... Desde quando é que FRIO/Inverno provoca constipações/gripes/pneumonia, caos nos hospitais e morte?!

    ResponderEliminar
  6. aprecio o seu esforço, no entanto está demasiado tecnico, diria confuso. 


    Salva-se, para um leitor mais ligeiro,  a parte final em que quer dizer que os dados e os dados seguintes talvez confirmem que nao era necessario ter fechado as escolas.  Mas, assim aconteca (os dados confirmem a previsao ), a verdade só será confirmada á posteriori. 

    ResponderEliminar
  7. É o que eu digo, passando o frio, passa o vírus. É falar com jeitinho com os alemães. 

    ResponderEliminar

  8. Infelizmente esse já não é o caso... Quando os salafrários e corruptos OBEDECEM às ordens dos Bilionários emitidas via OMS, e cá no burgo via DGS (não confundir com a velha PIDE/DGS, embora se comportem de forma semelhante!) e essas ordens obrigam a que se use a reacção química PCR para criar a ILUSÃO PANDÉMICA... Teremos sempre "casos" independentemente da época do ano.


    Tal como o CR7 se conseguiu livrar dos PCR "positivos" apenas com um comentário nas redes sociais a dizer que "PCR é uma merda" e logo no dia seguinte já lhe ofereciam um PCR "negativo" e ele já pode ir jogar à bola, assim se pode fazer com TODA a gente que tem um PCR "positivo".


    É para mim a MELHOR FALSA PANDEMIA que esta escumalha já conseguiu colocar em marcha desde que tentam usar a pneumonia como fonte de pandemia!

    ResponderEliminar

Donas de casa

Aqui e ali (ler Patrícia Fernandes, no Observador, sobre este ou outros assuntos, quase sempre se lê com muito proveito) aparece a discussão...