quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sunetra Gupta

Desde o princípio da epidemia que Sunetra Gupta tem seguido uma linha de pensamento diferente da de Neil Ferguson, que tem sido a linha dominante na base da qual se têm adoptado a maior parte das medidas não farmaceuticas de controlo da expansão da epidemia.


Quaisquer das linhas de pensamento disse coisas, no início da pandemia, que hoje sabemos não estarem certas ou, pelo menos, não terem sido absolutamente rigorosas.


Esta entrevista de Sunetra Gupta é muito interessante - muito mais do que o título poderia sugerir - e um ponto de situação sobre as hipóteses que estão em desenvolvimento.


"The other interesting issue that I’ve suddenly realised with this particular threat, is that people are treating it like an external disaster, like a hurricane or a tsunami, as if you can batten down the hatches and it will be gone eventually. That is simply not correct. The epidemic is an ecological relationship that we have to manage between ourselves and the virus. But instead, people are looking at it as a completely external thing."


A leitura integral da entrevista vale bem o tempo gasto nela.

3 comentários:

  1. Eu não acho que ela tenha razão. As pessoas estão a considerar que há de facto uma relação ecológica de que elas fazem parte, uma relação ecológica entre elas e o vírus, e elas querem influenciar essa relação ecológica eliminando o adversário, isto é, eliminando o vírus. É essa a estratégia oficial: todos nós podemos e devemos colaborar para eliminar o nosso adversário ecológico, o vírus.

    ResponderEliminar

  2. Daí ser lógico deduzir que a primeira vaga -e a respectiva reação de "manada"- só começou após o drástico confinamento inicial. Por outras palavras: em Portugal, hoje em dia, ainda "respiramos" (re-transmitimos e decorre) a primeira vaga.

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma entrevista sensacional. Deveria ser de leitura obrigatória!
    Ainda tenho esperança (cada vez menos mas...) que um dia irão ser responsabilizados os governantes, jornalistas e alguns (felizmente muitos como a Sunetra mantiveram-se firmes) cientistas e profissionais de saúde por nos terem atirado para esta completa loucura histérica dominada pelo pânico, e com isto comprometido o futuro de uma geração em todo o mundo!

    ResponderEliminar

Donas de casa

Aqui e ali (ler Patrícia Fernandes, no Observador, sobre este ou outros assuntos, quase sempre se lê com muito proveito) aparece a discussão...