terça-feira, 16 de junho de 2020

Fico por aqui

"Escrutinar a forma como os impostos são gastos, perguntar-se por que razão metade dos apoios europeus para a prevenção de fogos florestais é gasto no Alentejo, ou por que razão 80% dos apoios para a agricultura biológica pagam pastagens de vacas no Alentejo, isso já é pedir muito e dá muito trabalho. Assim como assim, pagar muitos impostos, ter uma economia ineficiente e ser dos países mais pobres da União Europeia sempre foram coisas banais."


Isto faz parte da minha última crónica para o ECO, publicada hoje.


Tal como hoje será transmitido um dos últimos programas da rádio Observador em que tenho vindo a participar regularmente. Ou melhor, um dos últimos em que eu estarei, o programa continua e espero que de boa saúde, não podendo ser bom juiz em causa própria, eu acho-o um programa interessante, independentemente de quem esteja em cada momento.


Passei a achar, à conta de umas pequenas alterações profissionais, que era difícil não haver conflito de interesses entre a colaboração regular nestes sítios e a minha actividade profissional.


Fico por aqui, ainda não acho que ter opinião sobre o mundo seja incompatível com a minha actividade profissional. Escrever sobre o que quero, quando quero, permite-me gerir melhor conflitos de interesse potenciais que uma colaboração regular em coisas mais institucionais que um blog e por isso vou escrevendo por aqui.


Com o governo a dizer, desde ontem, que "precisamos de abrir, não podemos esperar que isto passe" ou que "hoje sabemos mais e portanto podemos gerir de forma mais precisa as restrições, não parecendo ser necessário voltar a restrições generalizadas" (na verdade estas frases não deviam estar entre aspas por não são citações rigorosas, são apenas citações das ideias transmitidas ontem pelo Primeiro Ministros e pela Ministra da Saúde e que marcam uma clara alteração do discurso e, espero eu, da prática do governo na gestão da epidemia) o assunto da epidemia está esgotado para mim e grande parte dos outros assuntos sobre os quais escrevo cruzam-se com a minha actividade profissional, de maneira que, provavelmente, mesmo aqui escreverei menos, talvez.


Vou andando por aí, como o outro.

5 comentários:

  1. Bom dia ,
    é sempre um prazer ler o que escreve .


    Luis Almeida

    ResponderEliminar
  2. Lamento muito que saia do programa Som Âmbiente... Custa-me a perceber a questão da incompatibilidade, mas o Henrique saberá melhor que eu. 
    Espero que não prescindas da liberdade que usufruis aqui. Do outro lado (do obscurantismo) haverá sempre quem se aproveite. 
    Forte abraço, 

    ResponderEliminar
  3. E quem vai aturar o Eremita?

    ResponderEliminar
  4. O eremita decidiu que vai deixar de comentar aqui, é demasiado frágil. Se quiser insultar-me, terá de ir a:


    https://ouriquense.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Henrique,
    É sempre um prazer lê-lo e espero poder continuar a fazê-lo aqui.
    Obrigado

    ResponderEliminar

Donas de casa

Aqui e ali (ler Patrícia Fernandes, no Observador, sobre este ou outros assuntos, quase sempre se lê com muito proveito) aparece a discussão...