sábado, 30 de janeiro de 2021

O que é de mais, é moléstia (parte dois)

Chamaram-me a atenção para esta entrevista de Manuel Carmo Gomes:


"Evitamos falar de números, porque a situação altera muito de um dia para o outro, mas em termos de contágios reais deveremos ficar algures entre 16 mil e 18 mil casos. Os 16 mil casos que tivemos reportados esta semana (quarta-feira) corrigem os dias anteriores e referimo-nos sempre a médias semanais.


...


Quando no dia 12 de janeiro recomendei (na reunião do Infarmed) que se fechasse tudo, incluindo as escolas, à exceção das escolas dos miúdos mais pequenos, não era por causa da variante, mas da velocidade a que a epidemia estava a subir. Dissemos: vamos ter 14 mil casos no dia 24 de janeiro. Enganámo-nos por três dias, porque os 14 mil casos chegaram mais cedo".


Vamos aos factos.


É simplesmente mentira que no dia 12 de Janeiro Manuel Carmo Gomes tenha dito que no dia 24 (penso que era 27, mas isso é um mero engano) se chegaria aos 14 mil casos, o que disse era que esse seria o cenário se imediatamente se fechasse tudo, incluindo escolas. Sem essas medidas, a previsão era de 37 mil casos (médias semanais como Manuel Carmo Gomes faz questão de frisar).


É simplesmente mentira que em algum dia a média semanal de casos tenha chegado aos 14 mil casos, o máximo, até agora, foi atingido a 28 de Janeiro com 12 890 casos. Daí para cá - ontem e hoje - a média semanal desceu para 12 365, ou por aí, o que não quer dizer que não venha a subir no futuro próximo, não é o que os números parecem sugerir, mas não se sabe.


Não há problema nenhum no facto dos modelos darem resultados que no futuro se venham a provar errados ou imprecisos, é da natureza das coisas, o futuro é uma coisa muito incerta.


Mas mentir desta forma sobre os seus próprios modelos e os resultados a que chegaram, para defender a sua aderência à realidade tem um nome: desonestidade.

4 comentários:

  1. Provavelmente é o que este senhor MCGomes é e muitos outros que ou mentem ou tiram frases de autores para as enquadrarem em versões q lhes são convenientes...
    Maria Eduarda 

    ResponderEliminar
  2. Esse salafrário e corrupto NUNCA irá contra a PROPAGANDA e a OPERAÇÃO COVIDIUS... O bom salário que os privados lhe pagam - via impostos - isso exige!

    ResponderEliminar
  3. Exmo Sr


    A sua "guerrinha pessoal" com Manuel Carmo Gomes (se não existe aparenta existir) é algo que nada me interessa, mas eu não sendo especialista em epidemias sei fazer contas e as contas dizem-me que Portugal registou quase tantos casos e mortos em Janeiro quanto nos meses entre Março e Dezembro de 2020, sendo a nível mundial por milhão de habitantes (em Janeiro) um desastre completo.
    Aguardo os seus comentários


    Cumprimentos respeitosos


    Pedro Cunha

    ResponderEliminar
  4. Estamos de acordo em considerar Janeiro o pior momento, até agora, de incidência da epidemia, se se considerarem os números nacionais.
    Regionalmente esta afirmação não é verdadeira para a região Norte.

    ResponderEliminar

Donas de casa

Aqui e ali (ler Patrícia Fernandes, no Observador, sobre este ou outros assuntos, quase sempre se lê com muito proveito) aparece a discussão...