terça-feira, 18 de agosto de 2020

A herança de Costa

Quando Costa sair do lugar em que está, seja em que circunsâncias for, deixará uma herança.


O essencial dessa herança não se prende com a economia, a covid, a posição do PS no contexto político, o essencial dessa herança é o aprofundar das características históricas da relação das pessoas comuns com as instituições do país.


Quando Costa nomeia Escária para seu chefe de gabinete, nestas circunstâncias, não é uma nomeação que está em causa, é a ideia de serviço público.


Quando Costa transita de primeiro apoiante de Sócrates para a mais absoluta ausência de relação entre os dois, através da fórmula "cada um tem direito à sua verdade" é a ideia de verdade que está em causa.


Quando Costa dá corda a Pedro Nuno Santos para se enforcar com a TAP, sabendo o custo que tem para as pessoas comuns a liquidação desse seu inimigo político, é a ideia de política que está em causa.


Quando Costa trata o assunto de Pedrogão em função de "focus group" é a ideia de comunidade e de serviço à comunidade que está em causa.


Quando Costa esconde do eleitorado a sua estratégia de acesso ao poder, é a ideia de confiança no processo eleitoral que está em causa.


Quando Costa se limita a sorrir pelo facto de Mariana Mortágua dizer que foi enganada ao aprovar o Orçamento de Estado que afinal seria descaracterizado por cativações, e Costa ainda repete a graça todos os anos por saber que ao BE não lhe resta alternativa se não vender a alma ao diabo, é a ideia de governação democrática que está em causa.


Quando Costa finge todo um número político para dar cobertura à pequena vingança pessoal de Mário Centeno entrar pela porta grande do Banco de Portugal na qualidade de governador, é a ideia de conflito de interesses que está em causa.


A herança de Costa será isto, a corrosão das instituições, o descrédito do Estado, a desvalorização da política, a desconfiança sobre a governação e tudo o mais que Costa não inventou, mas que seguramente tem vindo a potenciar com total desprezo pela noção de serviço público.

12 comentários:

  1. Concordo com tudo. Costa é um homem amoral. Nada mais se pode acrescentar.

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que hoje há de podridão na política e na sociedade portuguesa foi trazido por Costa. Foi  ele  que iniciou esta decadência moral, quando escancarou as portas ao pior que há na política: a extrema esquerda com aquela gente pérfida e destrutiva do BE e quejandos com as suas metástases de agremiações, formações, associações, institutos, observatórios, autênticos satélites criados para devastar e arrasar o nosso viver.
    Costa trouxe-nos o ovo da serpente. E eclodiu. Tudo o que estamos a viver na actualidade é uma consequência disso. Esta é a herança de Costa.


    Mas já tenho a resposta para correr de vez com esta súcia de gente.  Vai ser no próximo acto eleitoral.

    ResponderEliminar
  3. Não, não é o inventor, mas que é um exímio cultivador, lá isso é.

    ResponderEliminar

  4. Acabei de ler seu post e achei interessante comentar, belo post. 

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, um homem sem princípios. Para atingir os seus fins (e sabemos bem quais são) Costa usa qualquer método, sem escrúpulos. 


    A questão é só uma : vamos continuar a contemporizar?

    ResponderEliminar
  6. Exactamente. Não se dê tanto mérito ao senhor. Ainda assim, é preciso ser um homem muito "especial", para, um dia depois de se ser pessoalmente rejeitado pelo eleitorado - e rejeitado de modo humilhante,  dado que derrubou o seu antecessor no PS por as vitórias dele serem "poucochinhas" - fazer de conta de que não foi nada com ele e assumir-se primeiro-ministro. 

    ResponderEliminar
  7.  O maior governo de sempre em democracia, está cheio de boys, primos, amigos, colegas e os (im)prestáveis apparatchiKs costumeiros. Tão competentes, mas tão competentes, que não percebo como A.Costa teve de se ir "inspirar" no outro a quem encomendou "orientações" sobre como desenvolver o país!!! É para rir, não é? Ou então têm-nos na conta de muito estúpidos. 

    ResponderEliminar
  8. Costa e acólitos trouxeram o "grande avanço civilizacional"_  BE, dixit.
    Direi mais: trouxeram o progresso! o grande imperativo! E tudo o mais...é retrocesso.
    Viva o Costa! Pim!
    Viva! Pim!

    ResponderEliminar
  9. Parabèns . Este é o retrato exacto do  amora Costa ., responsável pela destruição de Portugal , ao serviço do capitalismo mundialista da sociedade aberta do senhor George Soros ..

    ResponderEliminar
  10. A nossa democracia começou a tornar-se muito "especial" (leia-se "definhar")  no Dia em que Costa decidiu que os votos dos portugueses eram para rasgar e, no gesto da maior falta de escrúpulos que se viu em democracia, tomou de assalto o poder (eu não sou tão subtil como o Sr.) e pelo que fomos sabendo posteriormente, já tinha sido bem planeado com os parceiros. E se já tinha sido maquinado, nas costas do eleitor, que _ fosse qual fosse o "resultado" das eleições _  ele iria ser   "Aquele- Que- Eles- Já- Tinham- Decidido"  que iria ser... Então isto tem nome: Conspiração.

    ResponderEliminar
  11. Com o perfil, com o curriculum, com o historial que se conhece de Vítor Escária, citado vezes sem conta na Op. Marquês, com as conhecidas ligações perigosas a Sócrates, aos seus esquemas e aos "negócios"  _  e mesmo assim, Costa foi buscá-lo para o seu círculo próximo e de novo entra pela porta grande (para citar José Manuel Fernandes).
    Este país tresanda mas ninguém dá por nada.


    (Só no jornal Observador, com Luís Rosa, se desenvolveu um trabalho jornalístico sobre aquela personagem. Também o denunciou numa das suas crónicas, João Miguel Tavares. Não houve, nos jornais ditos de referência, senão uma notazinha de rodapé. Reverências!)

    ResponderEliminar

A população e o fundo soberano

 Dando uma vista de olhos pelo que se vai publicando dos meios mais formais aos mais informais, dois assuntos vão aparecendo nestes dias: o ...