domingo, 26 de julho de 2020

O ressurgimento do fascismo

Um dias destes era a câmara de Leiria a promover uma "polícia anti-covid".


Hoje é a polícia que apresenta contas da sua acção de defesa da sociedade "Restrições ao Covid com 346 contraordenações. O maior número foi por consumo de álcool na via pública".


E vai lembrando que as festas passaram a ser uma coisa estritamente controlada pelo Estado, através dos seus mecanismos de repressão.


Que exagero, dir-me-ão, será que não vejo a enorme ameaça que estamos a enfrentar?


Sim, sim, eu vejo uma enorme ameaça, mas não é vírus nenhum (esse, tal como os outros milhares de vírus são uma ameaça com que lidamos há milhares de anos), é mesmo o ressurgimento dos fascistas que nos querem proteger de nós próprios: "O ministro da Administração Interna anunciou que “pelo menos até às 24 horas da próxima terça-feira” serão proibidos “todos os trabalhos em espaço rural, exceto os combates a incêndios florestais e a garantia da alimentação dos animais”. Este anúncio surge porque, diz Eduardo Cabrita, a “grande parte dos incêndios” registados nos últimos dias “são evitáveis”."


Para quem não perceba bem: o Ministro da Administração Interna, não se sabe bem com que mandato e com que mecanismos de controlo, decidiu que os trabalhos no mundo rural passam a estar proibidos porque podem provocar fogos, decidindo discricionariamente sobre a vida de milhares de pessoas.


Pode ser que haja quem não veja aqui nenhuma evolução - nunca em nenhum outro ano alguém se lembrou disto, mas pelos vistos a gestão da epidemia deu umas ideias à protecção civil - mas para mim é clarinho, clarinho: o abuso do poder do Estado passou de ameaça a opção querida por nós.


Continuem a procurar o fascismo em Venturas e afins, e a não o ver em nós, e logo veremos onde isto nos leva.

11 comentários:

  1. E tratar da horta, posso?

    ResponderEliminar
  2. É preciso agir ,de "Bertold Brecht".
    Sempre actual.

    ResponderEliminar

  3. Do Fascismo Pseudo-Sanitário ao Fascismo/Ditadura só é preciso um espirro!


    Pseudo-Sanitário porque do que por causa da inventada pandemia!


    https://postimg.cc/JD1N4nDk

    ResponderEliminar
  4. Caro Senhor
    O dito senhor mostrou  a sua tendência para a autoridadezinha ao roubar o microfone de um convidado da A República, por que ele é que mandava na comissão ( a bola era dele, está a ver o género).
    Agora, como ministro ( é o "dono" dos polícias) de um governo perdido no histerismo de uma gripe que não vai acabar, tal como as anteriores, e com uma imprensa que vende títulos como os feirantes vendiam cobertores nas feiras, é fartar vilagem: tudo tem de parecer ser controlado porque o descrontolo é total: é assim que as minhas filhas não podem jogar raquetes na praia; mas qualquer grupo de pressão com um mínimo de força faz o que quer.


    E o povo gosta, de ver as autoridade sa fazer contra-ordenações, e  a impedir actividades "ilegais" como , por exemplo ceifar e debulhar o alimento, não destas bestas, mas das que eles comem sob a forma de bifes.
     Cuidado com o que desejam: não há telebifes!


    Cumprimentos


    Vasco Silveira.  

    ResponderEliminar
  5. Com grande estupefacção, cada vez mais ouço e leio palavras que eu julgava arcaicas, caídas em desuso:
    controlo, restrição, ameaça, proibição, cancelamento, monitorização, repressão, silenciamento.
    Palavras estas que foram postas em prática e se transformaram em actos ilegítimos. 
    Actos ilegítimos de abuso de poder.
    Abuso de poder consentido por nós. 
    É preciso deslegitimizar este poder discricionário.

    ResponderEliminar
  6. (cont.) 
    (...)


    Convém agarrar e conduzir o nosso Destino com as próprias mãos e não deixar que o façam os outros. 

    ResponderEliminar
  7. Pode, claro. Então como repartia as couves com o vizinho? A srª DGS aconselhou, lembra-se?

    ResponderEliminar

  8. Os mecanismos de controlo têm dias, HPS e não dá para tudo...
    Se não veja.


    https://www.youtube.com/watch?v=4IidfVzYzTk&feature=youtu.be (https://www.youtube.com/watch?v=4IidfVzYzTk&feature=youtu.be)

    Como diz a Helena Matos: "Monitorize, sra. Ministra, monitorize"

    ResponderEliminar
  9. Um dia destes há confinamento obrigatório nos concelhos de risco máximo de incêndio.  E porque não?
    E o povo aplaude...

    ResponderEliminar

  10. Para todos, autores e comentadores, um texto que me atraíu pelo título:
    COVID — The Lies We Don’t Question | by Omar S. Khan | Jul, 2020, em
    https://medium.com/@oksensei66/covid-the-lies-we-dont-question-56eb6e929a27


    Bon appetit.

    ResponderEliminar
  11. Enquanto isso, a comentadora zazie anda, nas caixas de comentários da Porta da Loja, a fazer a defesa e a apologia da pedofilia. É isto admissível? É fascismo desmascarar esta senhora e impedi-la de frequentar os meios sociais das pessoas de bem?

    ResponderEliminar

A população e o fundo soberano

 Dando uma vista de olhos pelo que se vai publicando dos meios mais formais aos mais informais, dois assuntos vão aparecendo nestes dias: o ...