Os gráficos de evolução de novos casos e mortalidade covid na Alemanha são estes dois.


Temos duas hipóteses: ou os Alemães desaprenderam da Primavera para agora e o aumento de cerca de 30% de mortalidade resulta de má gestão da epidemia, ou a evolução da epidemia depende menos de cada um de nós e das autoridades do que nos querem fazer crer.
Adoptem o ponto de vista que vos parecer mais razoável aplicar à interpretação dos dados.
ResponderEliminarSeria conveniente colocar também um gráfico do excesso de mortalidade.
É que todos os números sobre o covid estão feridos de incerteza, dado que os testes PCR são muito pouco fiáveis e dado que um morto é considerado vítima do covid desde que tenha testado positivo, independentemente da verdadeira causa da morte. Pelo que, também não é certo que um morto-covid tenha sido efetivamente matado pelo vírus.
Só as estatísticas da mortalidade total nos podem dizer se há efetivamente uma epidemia em curso, ou não.
Há (parece-me) uma terceira hipótese: dado que a Alemanha é muito grande, os mortos atuais podem ser em regiões da Alemanha que na primavera foram menos afetadas.
ResponderEliminarTambém seria bom saber porque é que depois de tantas medidas de contenção, depois da obrigatoriedade das máscaras, depois dos confinamentos a Graça Freitas apanhou o covid.
ResponderEliminarSerá que violou alguma das medidas?
Ou será que o covid não respeitou o recolher obrigatório?
Ó lavoura vai-te... Põe tu o gráfico
ResponderEliminarTalvez seja um sinal que deixou de ser de Esquerda. Como sabemos segundo os jornalistas o vírus não ataca as manifestações de Esquerda...
ResponderEliminar
ResponderEliminar"a evolução da epidemia depende menos de cada um de nós e das autoridades do que nos querem fazer crer."
Isto.