quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Veremos

Estive a olhar para as previsões.


Se as previsões se concretizarem (e previsões a mais de três dias são muito frágeis), o mais natural é que no início da próxima semana, aí por Segunda, Terça e Quarta, aumente substancialmente o número de fogos pequenos e médios.


Isso não é mau, é bom.


Espero o dia em que, assumidamente, saibamos isso, fiquemos contentes com isso como se fica contente com a chuva que faz falta e que, em vez de mobilizar meios à maluca para apagar todos os fogos e foguinhos, pelo contrário, mobilizemos esses meios para acompanhar estes fogos de maneira a que lavrem livremente sempre que não ponham em causa pessoas e bens e desempenhem a sua função de renovação dos ecossistemas, ao mesmo tempo que deixam um território mais preparado para conviver serenamente com o fogo, reduzindo o contexto favorável aos grandes fogos de Verão.

3 comentários:

  1. a geringonça permite-se continuar a brincar com o fogo

    ResponderEliminar

  2. lavrem livremente sempre que não ponham em causa pessoas e bens


    Se os fogos estiverem a arder em mato, tudo bem, deixa arder.

    Mas, se os fogos arderem em plantações de árvores, que se faz?
    É que as plantações têm pouco valor social, mas têm valor para o seu proprietário.

    ResponderEliminar
  3. Nesse caso estão em risco bens, e por isso deve-se intervir para impedir a entrada do fogo nos povoamentos

    ResponderEliminar

Gente desonesta

Sabendo de como é coisa complexa e eu sei pouco do assunto, não perdi muito tempo a ver os pormenores das alterações ao código do trabalho. ...