quarta-feira, 15 de julho de 2020

Um boneco sem moral

Sem Título.jpg


Os dados são os dos últimos dias, a azul as mortes diárias covid, a cor de laranja a diferença entre mortes diárias verificadas e as 267 mortes diárias que seriam de esperar, estatisticamente, nesta altura.


Diga-se que os dados de mortes diárias do sistema de vigilância (podem ver-se aqui os dados a cor de laranja no separador mortalidade total e ver que não são coerentes com os que aparecem no separador vigilância, não sei porquê) não corroboram estes números, mas não sei por quais optar.


O que verdadeiramente me interessa é chamar a atenção para a subida acentuada desde que começou o calor e a secura (parece notar-se a diminuição de registo no fim de semana), ao ponto de ontem a diferença entre mortalidade verificada e a que se poderia esperar ter sido de mais de cem mortos, num só dia.


Era só isto, sem qualquer moral.


 

9 comentários:

  1. Não há possibilidade de encontrar um gráfico que compare os números da gripe do ano passado com os números da covid deste ano?
    Talvez seja curiosidade mórbida mas gostava de saber porque é que os mil e seiscentos mortos deste ano são mais importantes que três mil e trezentos do ano passado. Ano em que não houve qualquer pandemia. 

    ResponderEliminar
  2. Espetacular. Quer dizer que nos últimos dias a mortalidade tem sido 25% superior à média. Isso não é imenso? A que atribui o Henrique tal desvio?

    ResponderEliminar
  3. este inverno as farmácias não vão vender xaropes para a tosse e ben-u-rons como nos outros anos
    é que a máscara protege do covid e tb das gripes sazonais
    lá se vai o negócio

    ResponderEliminar

  4. O calor também mata, e novamente o grupo alvo é o mesmo!


    Basta ver que o número de mortes em 14Jul2020 - 385, foi o mais alto de todas as séries disponíveis (2009 a 2020).


    Divertido é também verificar que o Calor quase que consegue bater a "pandemia" em 2020! Alegadamente a "pneumonia casta especial 2020" apenas conseguiu levar este indicador às 421 mortes diárias, em 04Abr2020.



    E mais divertido ainda é que a normal Gripe foi ainda melhor que a "pneumonia casta especial 2020" ao conseguir um ponto de mortes diárias de 426 no dia 15Jan2020!


    Que VENHAM OS CONFINAMENTOS! Mas desta feita o ESTADO tem de obrigar os escravos tugas a comprar ar-condicionado e aa não sair à rua entre as 10H da manhã e as 19H da tarde! Quem for apanhado na RUA neste período leva MULTA de 1.000€ (mínimo).

    ResponderEliminar

  5. Já fiz esse resumo!


    Pode ver aqui... Escolhi comparar com a Pneumonia porque segundo consta o alegado novo RNA "SARS-CoV-2" causa pneumonia (mesmo que sem qualquer estudo científico que ateste tal existência/causalidade).


    https://i.postimg.cc/vH0qnMQ5/Pneumonia2018-vs-Pneumonia2020.png


    Claro que quando a FARSA da etiqueta "COVID" é atribuída apenas com base num "teste" que hoje dá +, amanhã da -, e do dia a seguir dá +-... Temos de observar os dados de 2020 com UMA TONELADA DE SAL GROSSO!

    ResponderEliminar

  6. H.P.Santos, não percebi o que quer transmitir. Pode ser burrice minha.

    O gráfico que mostra não tem 'certidão de nascimento' [link].

    Fui ao SICO e não vejo lá nada onde eu possa comparar mortalidades totais e vigilâncias. Várias janelas, selecções de anos e datas, and so on.

    Poderá re-escrever a sua dúvida ... imoral?
    Tenha dó de mim...
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Tem, à esquerda, um separador que diz mortalidade total, que dá o número de mortes diárias.
    Mais abaixo está o separador vigilância, que também tem números de mortes diárias, mas não coincidem

    ResponderEliminar
  8. Em princípio, ao calor e secura, é muito, mas é um muito que acontece frequentemente nestas condições

    ResponderEliminar

  9. Como escrevi, poderá ser burrice minha.
    Sei muito porque sou velho e aí só o mafarrico me leva a palma.
    Claro que espiolhei quer a mortalidade total, quer a vigilância. Como escrevi, eu alinhavei todas as combinações e nada de relêvo me foi mostrado.
    Será pedir muito será... mas se concordar, envie-me um croquis (esquisso, para os puristas) para o meu email a explicar o que, sem qualquer moral, sentiu.
    E insisto. O gráfico que apresentou não me elucida nadinha.

    Cumprimenta

    ResponderEliminar

Gente desonesta

Sabendo de como é coisa complexa e eu sei pouco do assunto, não perdi muito tempo a ver os pormenores das alterações ao código do trabalho. ...