Durante anos a doutrina de gestão do fogo em Portugal condensava-se no slogan "Portugal sem fogos depende de todos".
O slogan durou muitos anos (acabou recentemente) e durante esses muitos anos a esmagadora maioria das pessoas que diziam qualquer coisa sobre fogos não tinham a mínima dúvida sobre a justeza do slogan.
E tanto assim era que quase todos os países, pelo menos durante algum tempo, tinham adoptado a mesma filosofia de gestão do fogo. Não era possível estarem todos enganados, sendo bem conhecidas algumas figuras associadas a esta doutrina de gestão do fogo, a mais conhecida de todas seria sem dúvida o Smokey Bear "Remember... Only YOU Can Prevent Forest Fires".
E, no entanto, esta doutrina tinha dois problemas.
1) O paradoxo do fogo: quanto mais eficiente era o controlo das ignições e dos fogos, maior era o potencial destrutivo do primeiro fogo que fugisse de controlo;
2) Em Portugal, mas nos outros países não deve andar longe, quase 90% da área ardida resultava de menos de 1% das ignições, o que significava que podíamos reduzir em 90% as ignições e isso ter um efeito marginal na área ardida.
Ou seja, ao concentrarmo-nos num factor, as ignições, com o argumento de que sem ignições não há fogos - uma lógica inatacável que terá sido, em grande parte, responsável pela persistência da doutrina do "Portugal sem fogos depende de todos" - descurámos quer a impossibilidade material de reduzir as ignições a zero, quer o trabalho na alteração das condições estruturais para a existência de grandes fogos com grande potencial destrutivo.
Essencialmente esquecemos o papel imunitário do fogo em relação ao fogo. É certo que é uma imunidade temporária, o que implica a vacinação periódica, mas ainda assim podemos contar pelo menos com uma imunidade de cinco anos depois de um fogo intenso de Verão, e uma imunidade provavelmente menor, três a quatro anos, se estivermos a falar da vacina que desenvolvemos e a que chamamos fogo controlado.
Só quando finalmente percebemos que a doutrina de gestão do fogo não deve ser feita pelos que estão na linha da frente do combate, mas pelos que estão no Estado Maior - Sun Tzu pelos vistos não é estudado na Escola Nacional de Bombeiros nem nas Escolas de Saúde Pública -, que o fogo era um elemento natural com que contar, e não um inimigo a eliminar, é que finalmente percebemos que Portugal nunca deixará de ter fogos e que é preciso conhecimento, persistência e recursos para aprender a conviver serenamente com o fogo, o que implica investir seriamente no trabalho de formiguinha de gestão do contexto, em detrimento das espectaculares campanhas como as do smokey bear e do reforço dos meios da linha da frente.
Um dia também a campanha "Portugal sem contágios depende de todos" acabará, pelas mesmas razões pelas quais acabou a outra: fenómenos naturais gerem-se conhecendo-os e respeitando-os e não pretendendo que toda a gente seja aquilo que não é: uma máquina que vive no meio de uma cidade como se estivesse numa sala de cuidados intensivos, adoptando os procedimentos adequados a uma sala de cuidados intensivos no café ou na relação com os filhos e os netos.
Nós não somos assim e de cada vez que se deu poder ao Estado para fazer de cada um de nós um homem novo apenas interessado no bem comum, o resultado foi trágico.
Muito bom, como habitualmente. Não será desrespeito pela vida (dos bombeiros) comandá-los para tarefas sisíficas?.
ResponderEliminarPois. Bom comentário.
ResponderEliminarÉ por isso que eu me recuso a ser testado para o vírus. Já sei que, se descobrem que eu tenho o vírus, vão querer fechar-me em casa. E eu não quero ser fechado em casa, por isso recuso-me a ser testado. Só se me obrigarem!!!
ResponderEliminarFascismo Sanitário.
Para já ainda não entramos na fase do Nazismo! Temos de esperar pela "milagrosa vacina" do Bill VacinasGates para ver se então evoluímos para uma de Nazismo Pandémico!
https://postimg.cc/cKD7jKHG
ResponderEliminarNem é preciso uma aplicação!
https://i.postimg.cc/bNgSrq9W/yellow-stars-nazis-blue-masks-global-elite-nazis.png
ResponderEliminarNão te preocupes! Se o "teste" der positivo só tens de pedir o nome fabricante e do kit que usaram e depois vais procurar um kit que para o mesmo ciclo de RT-qPCR dê resultado negativo, e pronto... FICAS sem vírus assim fácil!
Deixo-te aqui uma grelha para alguns kits.
https://i.postimg.cc/RZHxkk1B/RT-PCR-ciclos-pt-GR.png
Diverte-te!
caro Senhor
ResponderEliminarNão me canso de citar o "diário de um pároco de Aldeia", de Bernanos:
_ Nunca se conseguirá exterminar o mal ( no livro a sujidade) ou o fogo, ou mesmo o contágio.
Devemos sim , tendo a noção dessa realidade, viver com ela, e contrariá-la na medida do possível.
Com as minhas desculpas pela insistência, apresento os meus cumprimentos
Vasco Silveira
ResponderEliminarJá deu para ver que a Manada Tuga tem excelentes níveis de Tolerância!
Ficaram sem nada (desde Futebol/Fátima/Fado) e nem sequer mugiram!
Fecharam-se nos currais (vulgo casas), quando saem, andam alegremente com o focinho coberto com inúteis objectos e obedecem religiosamente às Ordens Republicanas!
Um acontecimento divertido que tenho voltado a observado é que os corruptos da bófia já voltaram à actividade natural de passar multas! Pelos vistos já não vale a pena andar a vigiar as viagens dos rebanhos para além dos pastos (concelhos)...
Perderam os trabalhos. Não faz mal! Enquanto a SS e o Banco Alimentar contra a fome fornecer dinheiro e sacos de papel com comida, respectivamente, a manada não se importa. Claro que se forem entrevistados para um qualquer canal de emissão de propaganda de desinformação os mesmos dirão MAL DE TUDO E TODOS! Só falarão bem do Prof Martelo, o que é irónico pois foi ele que iniciou a DESTRUIÇÃO DE PORTRÓIKAL ao declarar o "Estado de Estupidez" (tcp estado de emergência).
E mesmo que chegue ao ponto que descreve, se nem os frouxos dos militares têm armas, parece-me que a guerra civil será mais uma guerra de likes e bloqueios e censuras nas redes sociais que outra coisa qualquer!
Não se esqueça que não foi a MANADA que tomou a iniciativa de se "libertar" da última ditadura!
Está deprimente este país. As vénias submissas do PM ao PM holandês causaram-me repulsa. Um Estado soberano não se verga perante outro. Estes tipos, esta gentalha sem dignidade, não nos devia representar. Aliás, eles nem sabem o que isso significa.
ResponderEliminarDepois ainda há o dinheiro fácil que acaba sempre por vir de Bruxelas, sem que maus governos sejam penalizados, ao menos nas urnas! E deste modo, sem qualquer custo, se perpetuam no poder.
MS
ResponderEliminar
ResponderEliminarMuito boa advertência acerca da realidade.
Cumprimenta
ResponderEliminarComo descobri há meio ano: vamos para as Quintas dos Bill [Clinton & Gates]. O Tedros,
— ele disse que gostava de ser assim chamado, se bem que haja outros nomes —
era o administrador apostólico destas fundações enquanto ministro da saúde na sua pátria.
Tenho pena dele, antevendo o que lhe vai suceder.
ResponderEliminarBom comentário. Breve e forte.
Cumprimenta